segunda-feira, 26 de maio de 2014

Centro de Controle de Zoonoses está cadastrando animais para castração


O Centro de Controle de Zoonoses está cadastrando animais para castração. A cirurgia é realizada em cães e gatos (fêmeas e machos) para que os mesmos deixem de gerar filhotes indiscriminadamente. Nas residências onde existem muitos animais e os donos querem controlar por meio da esterilização, o atendimento é prioritário.

O processo de castração teve início no mês de março e vai ser realizado durante todo ano. Pode ser feita a partir do sexto mês de vida do animal e é realizada com anestesia geral. No macho, são retirados os testículos e na fêmea, os ovários, útero, trompas e tubas uterinas. Após a cirurgia, o animal estará ativo novamente por volta de 24h e se recuperará totalmente em uma semana. A cirurgia é realizada por um veterinário.

De acordo com a coordenadora com CCZ, Mirza Cordeiro, há a necessidade de se fazer o controle da natalidade. “Temos na cidade algumas pessoas que têm um grande número de animais em suas residências. Para essas pessoas que recolhem esses animais de rua, o Centro de Zoonoses está sinalizando para fazer um cadastramento para que os animais sejam castrados”, disse.

Mirza salientou que o objetivo da CCZ é controlar a população de animais. “Infelizmente nos grandes centros urbanos ainda existem muitos animais abandonados. Por exemplo, uma cadela que entra no cio duas vezes ao ano, terá quatorze animais, que daqui há um ano, também estarão em atividade reprodutiva. Então não temos como controlar essa população. A castração é uma das formas encontradas para controlar a reprodução desses animais soltos em vias públicas”, explicou.

CADASTRAMENTO

Quando as pessoas com grande quantidade de animais são sinalizadas através da Associação Protetora dos Animais – (APA), o CCZ vai até essa residência para verificar se realmente a informação é procedente. A partir daí é feito o agendamento para castração dos animais. “Nesse primeiro momento estamos castrando muito mais gatos do que cães”, observou Mirza Cordeiro.  Ela disse ainda que o Centro de Zoonoses tem uma preocupação com relação aos gatos. “Algumas pessoas que tem cães conseguem controlar esses animais quando estão no cio”, informou.

A coordenadora contou ainda que existe uma lista de espera com mais de dez pessoas aguardando. “O Zoonoses vai buscar o animal em casa. O animal deve vir em jejum dentro de uma gaiola. O macho volta no mesmo dia ou no dia seguinte, e a fêmea leva em média uma semana dentro do Centro de Zoonoses. Nossa prioridade é com relação as pessoas com grande quantidade de animais em casa”.

Como foi o caso de uma pessoa residente no bairro do Parque Ipê, que tem 150 animais dividindo o mesmo espaço, todos provenientes da rua. “Para as pessoas que têm um ou dois animais o cadastramento e a castração serão feitos futuramente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário