quinta-feira, 10 de abril de 2014

Teste do HIV pelo segundo ano na Micareta

foto

O resultado sai entre 15 a 20 minutos. Basta uma pequena furada no dedo para coletar o sangue que será submetido a análise. O teste rápido do HIV/aids vai ser disponibilizado, pelo segundo ano, às pessoas que forem ao circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, durante a Micareta, que acontece entre os dias 24 e 27.

No Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, que ficará nas proximidades do Colégio Estadual, os foliões poderão se deslocar de forma espontânea e solicitar o teste. Basta ter acima de 13 anos e apresentar um documento com foto. Pessoas com idade inferior devem estar na companhia do responsável. O teste é utilizado para diagnosticar se uma pessoa está infectada ou não pelo vírus da Aids. A iniciativa é da Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de DST/HIV/aids.

Ao chegar ao centro de testagem, a pessoa vai passar por um aconselhamento. Serão orientadas sobre o uso correto dos preservativos e das doenças sexualmente transmissíveis. Também vão responder a um questionário. Tudo de forma segura e sigilosa.

foto
Centro de Testagem e Aconselhamento ficará próximo ao Colégio Estadual 
Após o aconselhamento, ela será encaminhada para a coleta de sangue. O resultado pode ser aguardado. “Mas, também poderá pegá-lo no programa, numa outra data”, informa a coordenadora Vanessa Sampaio. O Programa Municipal de DST/HIV/aids funciona no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda, na rua Germiniano Costa.

Vanessa Sampaio esclarece que, caso o resultado seja positivo, a pessoa será encaminhada para tratamento e acompanhamento no Programa Municipal. Ela diz, ainda, que a equipe para realizar o teste é habilitada, conforme normas do Ministério da Saúde. Atuam enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de laboratório.

O Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante estará funcionando na quinta-feira, 24, das 19h às 3h. Na sexta-feira, sábado e domingo do meio-dia às 3h. No ano passado, durante a festa, foram realizados 131 testes e distribuídos 40 mil preservativos.

Informações da Secom, com fotos de ACM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário