quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corpus Christi é uma festa religiosa que tem como objetivo celebrar o Ministério da Eucaristia

 

O dia de Corpus Christi é uma festa religiosa que tem como objetivo celebrar o Ministério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. A festa acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.


A Festa de Corpus Christi foi instituída no dia 08 de setembro de 1264, pelo Papa Urbano IV. Durante a festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão.


A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, a procissão lembra a caminhada do povo de Deus peregrino em busca da Terra Prometida. 


Segundo Dom Itamar, o grande sentido da festa é a proclamação pública da fé dos católicos na presença de Cristo na hóstia consagrada. Ele destaca que a fé não pode permanecer oculta no coração das pessoas e que por isso a procissão é realizada.
“Essa procissão é uma grande manifestação para revelarmos a nossa adoração, respeito e acolhimento em Cristo na hóstia consagrada. Nossa fé em Cristo é o centro da vida dos católicos e da igreja. Temos duas colunas fundamentais que sustentam a vida da igreja católica: é a palavra de Deus e a eucaristia”, afirmou.
“Promulgar a hóstia sagrada significa entrar em comum união com o próprio Cristo e é por isso que os católicos, todos juntos, vão colorir as ruas para testemunhar que somos uma igreja unida. Esse testemunho é feito de uma maneira visível com preces, cânticos e palavras, pois queremos dizer a todos que Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, destacou o arcebispo.

TV Max, aqui tem muito mais energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário